Será que a calvície estabiliza?

Será que a calvície estabiliza?

Será que a calvície estabiliza?

Essa é uma pergunta que recebo sempre no consultório e nas redes sociais: “Doutor, a calvície estabiliza em algum momento?” Vamos descobrir!

Primeiramente, precisamos primeiro deixar claro que existem várias causas para a calvície, sendo a mais comum a Alopecia Androgenética que é acarretada por um traço genético, podendo ser herdado tanto da mãe quanto do pai.

Sendo assim, a queda de cabelo causada pela Alopecia Androgenética tem relação com o hormônio da testosterona, principalmente a forma ativada do hormônio, que afina os fios de cabelo e atrofia os folículos capilares, causando a queda definitiva dos fios.

Por conseguinte, esta condição causa queda de cabelo gradual geralmente entre os 20 e 45 anos, na maioria dos pacientes, mas é um processo que evolui por toda a vida.

Porém, no período conhecido como andropausa (também chamada de “menopausa masculina”), há diminuição nos níveis de testosterona no corpo, o que leva a diminuição da velocidade da queda dos fios.

Portanto, a calvície NÃO estabiliza com o tempo, apenas desacelera com a andropausa!

O lado positivo é que, hoje em dia, contamos com diversos tratamentos capilares, incluindo o Transplante Capilar, que podem reverter os quadros de calvície ou minimizar seus impactos. Somente um médico especialista pode definir o correto diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Dr. Carlos Filho www.carlosfilho.med.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×